RENDER 2.jpg

CONCURSO BIERGARTEN BLUMENAU

    A proposta do Biergarten é um espaço atemporal, por assim dizer. Neste espaço repleto de significados, foram divididas memórias das famílias alemãs somadas à cultura e costumes originados na Alemanha. O resultado dessa conta é uma verdadeira multiplicação de inspirações traduzidas da história de um povo que colonizou as terras catarinenses mantendo um laço afetivo a forma que toda a hegemonia alemã chegou as terras de Blumenau, pelas águas do Rio Itajaí-açu, representado pelo sentido de elevar-se sob as águas escuras deste patrimônio urbano.

  O projeto cresce na importância e em significado sociocultural para que todos os imigrantes alemães e turistas desfrutem de suas tradições e da cerveja artesanal baseado no estudo local de elementos arquitetônicos e de uma história, resultando em um espaço atemporal que abriga o passado no presente e para o futuro. Este espaço de degustação e integração com novas pessoas é traduzido na rua XV de novembro integrada a Avenida Castelo Branco, permitindo a flexibilidade em todo a proposta que compõe uma área coberta e uma área descoberta juntamente com o jardim da cerveja.

O bloco maciço do Biergarten remete às caravelas por onde chegaram estes imigrantes, que repousa sob a lâmina d’água e traz esta releitura direta e ao mesmo tempo subjetiva deste importante fato histórico.

A releitura contemporânea do entorno se dá através dos travamentos e contraventamentos que, da casa alemã é transposta a tipologia por meio do gradil metálico, que serve como cobertura para gerar um ambiente entre ambientes e jardim vertical. A cerveja, como principal símbolo do evento, é refletida para a lâmina d’agua, que adquire a tonalidade da bebida típica e a partir daí, se torna um jardim da cerveja acima de estares para degustação da cerveja artesanal.

O projeto faz um brinde a toda riqueza cultural para que a história permaneça por muitos anos buscando a verdadeira essência em cada novo projeto, perpetuando a cultura alemã com um estilo contemporâneo.

diagrama-conceitual2.png

FICHA TÉCNICA

USO Comercial e cultural

LOCALIZAÇÃO Blumenau. SC

ÁREA CONSTRUÍDA 382,35 m²

ANO DO PROJETO 2017

EQUIPE Dionatan Grando, Lucas Destri, Roger Trevisan

whatsapp (1).png