

C A S A B A L A N Ç O
Casa em container ampla para recepcionar amigos e família.
USO RESIDENCIAL
LOCALIZAÇÃO ERECHIM / RS
CONSTRUÍDA 120m²
ANO DE PROJETO 2019
STATUS ANTEPROJETO
PROJETO ARQUITETÔNICO DIONATAN GRANDO, LUCAS DESTRI, ROGER TREVIZAN, SÔNIA SOUZA E CRIS DILLY
EXECUÇÃO INOVARE CONTAINER
A premissa de uma casa de campo em que o cliente procurava tranquilidade nos fins de semana, resolveu construir uma casa no interior da cidade de Erechim, Rio Grande do Sul para receber amigos em casa e dar festas na piscina. O projeto residencial possui uma generosidade em seus espaços e conta com quatro containers de 12 metros cada, que criam uma residência de 120,00 m, distribuídos em dois pavimentos sobrepostos.
Além disso, a casa balanço foi pensada para recriar um ambiente aconchegante e totalmente sofisticado para o morador, tendo a sustentabilidade como principal símbolo projetual, reutilizando containers de transporte marítimo para transformar em uma residência aplicando estratégias que maximizam a troca de ventilação interna, diminuindo a utilização de ventilação mecânica, sempre em busca nas visuais que o entorno proporciona.
No acesso principal da casa, um pequeno hall conectado com a sala de estar, cozinha e sala de estar, juntamente com o espaço íntimo para convidados com dois dormitórios e um banheiro. Os dois blocos se ligam por uma escada em fechamento de vidro que conecta a área íntima principal da casa com um home office e uma suíte.
O grande destaque é o balanço dos dois blocos sobrepostos que compõem a casa, possuem um vão de 3,75 m em cada lado da casa. Toda a estrutura do container recebeu uma pintura automobilística especial para proteger contra intempéries e seu interior é todo revestido com paredes dry-wall com camada termoacústica de lã de PET.
A utilização do ripado de madeira fixado no bloco superior cria um contraste com o pavimento inferior, um bloco preto que se fixa em meio a paisagem, compondo a casa balanço de forma sutil, com blocos que pousam um sobre o outro.
O paisagismo privilegiou as plantas nativas brasileiras, em uma composição pontual e despretensiosa, juntamente com uma piscina de 18 x 2,60 m, compondo um amplo espaço de descanso.





