


HUB UPF PARQUE
CONCEITO
Partimos da criação de um espaço estilo coworking, que possa receber diversas atividades, tanto da instituição, quanto de suas empresas parceiras e encubadas no tech da UPF, além de palestras e multi-atividades culturais ou corporativas, que sejam capazes de instigar criatividade e resolução de problemas através do coletivo. Por esta razão, preferimos manter os ambientes abertos: para gerar conversa, discussões e ajudas mútuas de interdisciplinaridade. O único ponto reservado é a cabine fechada na área superior, onde o usuário poderá utilizar para uma ligação ou reunião on-line.
Interiores Institucional
na cidade de Passo Fundo / RS

























PROGRAMA
O acesso acontece por um túnel laranja, com iluminação em perfis de LED, por onde o usuário é convidado a ingressar no HUB. Este elemento arquitetônico possui a função de demarcação de entrada, reforçada com a utilização de um pé-direito reduzido em seu início, que vai aumentando à proporção que atinge sua extremidade, incorporando a sensação de que o usuário está entrando em um espaço amplo e revigorante. Além desse aspecto, o túnel possui como função prática de ser uma antecâmara, com armários para guardar pertences.
Ao lado direito, um recinto de trabalho coletivo, com mesa e lugar para até 8 pessoas, que poderá servir como atelier, reuniões e brainstorm. No restante do perímetro próximo, estão distribuídos pequenos lounges e ambientes para lazer, estar ou trabalho individual, com poltronas, pufes e mesas de apoio.
Coroando o pavimento térreo, a arena possui para nós um aspecto de ponto focal e central da proposta: é nela que acontecerão palestras, discussões em grandes grupos, eventos ou qualquer atividade que possa instigar um número maior de pessoas e ainda assim, quando estes eventos não ocorrerem, pode ser utilizada como área de bate-papo, reuniões menores, trabalho ou qualquer atividade que o usuário desejar: se torna democrática e multiuso.
As arquibancadas desta zona cumprem a função dupla de serem também escada para acesso ao segundo pavimento, portanto, sua lateral esquerda possui patamares intermediários, que servem como degraus e também assentos, conectando os espaços através de escada metálica, que já se fazia presente no local, tratando-se de um reuso.
O segundo pavimento caracteriza-se como um local de trabalho e estudo, com mesas de uso individual e também espaços de trabalho em grupo, além de três cabines para atividades que demandem privacidade. Os tons presentes neste espaço compõem com o restante da proposta, porém seguindo a paleta do azul, trazendo aconchego. No quesito iluminação, lâmpadas tubulares T20 LED são trabalhadas de forma reimaginada do convencional, pendentes através de estais de metal e distribuídas em distâncias e alturas diferentes criam um ritmo na circulação e demarcam o fluxo geral do espaço. No final do percurso, um escorregador trás novamente a ludicidade que gostaríamos de incorporar na proposta e conecta a área com o térreo.
AMBIENTE
Os ambientes possuem cores vivas que geram emoções positivas aos usuários e trazem aspectos de arquitetura lúdica, além de conceitos de biofilia, com o uso de vegetação presente em todos espaços em harmonia com o conjunto, gerando um espaço descontraído onde estudantes e profissionais são convidados a desenvolver-se e trabalhar em equipe, sejam nas áreas privativas do segundo pavimento, sejam nos lounges espalhados ou na arena de palestras e convivência. Além disso, possuem em sua totalidade tons pasteis de verde, azul e laranja, com predominância de formas geométricas puras e alguns pontos de mobiliário curvilíneo.
Pensando nisso, os mobiliários corporativos Cavaletti foram desde o início da proposta, a opção que mais se encaixou com a proposta, pois trazem um design arrojado, porém minimalista, da forma como imaginamos que deveriam ser. Além da vasta cartela de cores e opções de tecidos e metais, o fez com que casasse desde sempre com todos tons pensados para o espaço. Com toda certeza, todo material da empresa contribuiu para que a arena chegasse ao potencial máximo do design que atingimos.
FICHA TÉCNICA
USO INTERIORES INSTITUCIONAL
LOCALIZAÇÃO Passo Fundo / RS
ÁREA REFORMADA 263,15 m²
ANO DO PROJETO 2022
EQUIPE Dionatan Grando, Lucas Destri, Paloma Drum