01- capa.png

P R A Ç A  M U N I C I P A L  D E  P A R A Í

USO INSTITUCIONAL + URBANO
LOCALIZAÇÃO PARAÍ / RS
ÁREA DO TERRENO 7315m²
ANO DE PROJETO 2018
STATUS ANTEPROJETO
PROJETO ARQUITETÔNICO  DIONATAN GRANDO, LUCAS DESTRI, ROGER TREVIZAN E SÔNIA SOUZA

PROJETO EXECUTIVO STUDIO ZENITAL ARQUITETOS


 



 

 

    Assim, construiu-se uma linguagem nova e cheia de vida, que respeitasse os acontecimentos, mas que abrisse espaço para novas histórias serem contadas e memórias forem criadas. Foram interpretados cada pedaço do território como um lugar de experimentação. Novos recintos de estar se apresentaram com mobiliário contemporâneo e com uma linguagem moderna e ergonômica para as conversas de fim de tarde. A iluminação geral ganhou nova roupagem através de elementos de destaque na paisagem e iluminações acessórias indicam os caminhos e trazem segurança para os passeios noturnos. A quadra de esportes e o playground foram pensados de forma artística e inovadora oportunizando, não apenas o esporte, mas a criatividade. Os banheiros ganharam expressividade e a remodelação interna atende universalmente seus usuários. A topografia, que faz o aterramento dos sanitários, foi interpretada como elemento provocativo, ela é a arquibancada que se dedica a quadra de esportes. A topografia serviu de matéria-prima para a criação de pequenos bancos lineares com desenhos irregulares que brincam com sua inserção no espaço, agarrando-se a terra como parte dela.

    A praça municipal da cidade de Paraí – RS foi idealizada entre os anos de 1925 e 1930 pelo Padre Félix F. Busatta. Foi modelada com a terra retirada do terreno onde a igreja Matriz estava sendo construída. Na década de 1970 recebeu o contorno que a caracteriza atualmente e no ano de 2018 o responsável pela remodelação foi o Studio Zenital Arquitetos. A praça é considerada Patrimônio Histórico-cultural do município e é instrumento de convívio e interação entre os moradores, servindo de “coração social” da cidade. Foi ao redor dela e sobre ela que muitos acontecimentos foram travados e muitas lembranças foram criadas. Histórias foram contadas e inúmeras gerações já se sentaram sob a sombra das árvores.

    O projeto paisagístico da praça municipal foi desenvolvido de forma a respeitar a conformidade atual e toda a sua carga histórico-cultural, além da sua identidade e linguagem própria, entendendo que os traços atuais já fazem parte da harmonia urbana e da memória dos moradores. A intenção do projeto era propor qualidade urbana, requalificação de áreas degradadas, criação de espaços convidativos e de estar, com nova roupagem e trazer segurança e acessibilidade ao local. Todo o trabalho inicial foi de entendimento sociocultural do espaço e o apego por parte da população, foram usadas diversas técnicas conhecidas para entendimento do território e a maneira com que os usuários se apropriavam do espaço, para produzir como material final uma nova linguagem que respeite seus diferentes usos.

   Inserção de vegetações foram pensadas criando experiências sensoriais nas áreas que antes não tinham uso. Na parte central da praça foi instalado um palco cívico que se “levanta” do solo criando destacando-se na paisagem. Feito de madeira ele se dedica a exposições e atua como local de palestras e eventos municipais. Ao centro do palco abre-se espaço para a passagem de uma árvore que faz o coroamento do palco, mostrando o respeito que os arquitetos tiveram com o existente.

 

    E para finalizar esse projeto cheio de emoções e acontecimento, foi criado um memorial dedicado aos primeiros construtores da praça, os idealizadores de um local tão significativo que se tornou ferramenta de memória social. Três placas de basalto miram o céu e recebem os nomes dos construtores como forma de honra-los e respeita-los, prestando homenagem através da pedra símbolo do município, o Basalto.

Studio Zenital Arquitetos

e: Rua. Uruguai, 421 - Passo Fundo

Ed. Albert Einstein Center, 603

t: +55 54 9138-2124 / h: 8:30 às 18:00

contato@studiozenital.com

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone