01- capa.png

S E D E  C A U  T O C A N T I N S

A visão de Studio Zenital Arquitetos sobre a sede para o conselho de arquitetura e urbanismo em Tocantins.

USO COMERCIAL
LOCALIZAÇÃO PALMAS, TO
CONSTRUÍDA 600 m² 
ANO DE PROJETO 2019
STATUS ANTEPROJETO
PROJETO ARQUITETÔNICO  DIONATAN GRANDO, LUCAS DESTRI, ROGER TREVIZAN, SÔNIA SOUZA E JANAÍNA PIAZZA

COLABORADORES NEO ENGENHARIA

 

    Olhando pelo viés ideológico de projeto e conceitual, surge como proposta de atender a necessidade da criação do novo espaço do arquiteto dentro da comunidade do norte do país, onde o conselho, como um corpo único, sinta-se atuante e o arquiteto como ser individual, acolhido e fazendo parte de um órgão que rege e fiscaliza a profissão. Esse aspecto, transferido a uma obra arquitetônica, remete junto a si valores de grupo para estes profissionais e torna positivo o impacto dentro da comunidade.

 

    A partir dessa relação, a sede busca a intenção de um espaço fluído e capaz de criar uma atmosfera lúdica, imprimindo ao ambiente a busca pela unidade da classe de arquitetos, através de espaços que prezam pela pluralidade de ideias, pessoas e crenças, com salas compartilhadas, espaços abertos de convívio e troca de ideias, onde o profissional sinta-se recebido a trocar experiência e aumente seu know-how e netwoking. Dessa forma, distribuído em dois pavimentos, o programa de necessidades pré-definido possui no térreo eixos demarcados de acesso que levam o profissional ou o visitante as áreas sociais, de convívio e públicas como um coworking ou auditório e no segundo pavimento áreas de trabalho, convívio do profissional e estares para brainstorms e trocas de informações.

    Já no âmbito executivo e de materialidade, os cuidados para que fossem utilizados materiais e técnicas construtivas acessíveis, de baixo impacto e economicamente viáveis foram levados em consideração a todo momento. Todo o núcleo arquitetônico é formado por estrutura metálica em perfil “I”, uma forma rápida de construção racionalizando tempo e recursos naturais e permitindo vãos generosos sem a presença de uma quantidade maior de pilares, além de uma máscara de fachada ventilada que auxilia na proteção solar e transmite uma maior plasticidade ao edifício, carregando o mesmo de um significado maior, implícito no ato do projeto. Além disso, todo fechamento externo opaco é desenvolvido em sistema de steel frame, com placas cimentícias, devidamente isoladas internamente com material antitérmico e fechamentos das paredes internas no sistema dry-wall com tratamento termo acústico de lã de PET gerando menos esforços no solo e ao meio ambiente.

   

    Todos estes aspectos nos levam a uma forma final coesa e que apresenta itens necessários para o bom funcionamento do prédio, sem que para isso agrida ou colabore negativamente com o meio onde está inserido. Tornando-se, assim um ambiente positivo dentro da comunidade geral, além de impactar de forma somativa na comunidade profissional.

    A sede como um todo possui um forte apelo heliotrópico, tal como um girassol, flor símbolo da cidade em que o projeto está inserido, de forma a possuir uma posição solar no terreno em que todos os ambientes recebam a melhor insolação nos mais variados intervalos de tempo do dia através de zenitais e aberturas que priorizem a entrada dessa fonte de iluminação. Dessa forma posiciona seu corpo sempre em busca da luz do sol para exercer, além de suas funções intrínsecas, os papéis centrais no respeito ao desempenho térmico do edifício.

    Esta simbologia possui seu ápice, ao ser impressa formal e graficamente na máscara que forma a fachada ventilada do segundo pavimento onde cada losango corresponde a uma pétala da flor, que desconstruída e reorganizada, cria este imaginário sobreposto e implícito que transmite plasticidade única ao objeto arquitetônico.

   

Studio Zenital Arquitetos

e: Rua. Uruguai, 421 - Passo Fundo

Ed. Albert Einstein Center, 603

t: +55 54 9138-2124 / h: 8:30 às 18:00

contato@studiozenital.com

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone